Este projeto se constrói com fundos provenientes da doação dos empregados da Holcim Latino América e a empresa cimentos Polpaico da Holcim, para as vítimas do terremoto de grau 8.8 da escala Richter ocorrido dia 27 de fevereiro de 2010 no Chile.
1-Mudança quântica e Tranferibilidade
Para atingir este objetivo, trabalhamos com materiais e soluções construtivas simples, locais e também a incorporação de um sistema de pré-fabricados, que fossem rápidos (devido a emergência pós terremoto) e que pudesse ser replicado fácilmente em outro tipo de projetos na zona ou em outras regiões do Chile.
2-Igualdade social
O projeto em sí serve a este propósito já que vai para ajudar um escola de educação básica de baixa renda em situação de emergencia por desastre natural.
3-Qualidade ecológica e conservação
O projeto incorpora elementos próprios de arquitetura como também técnicas construtivas simples para alcançar uma maior eficiencia energética. Tais como: a altura das salas de aula é maior do que a exigida pela norma. Para o revestimento externo se usa uma camada ventilada de hunter Douglas nas paredes e tetos, que consistem em um espaço de 5 cm pelo qual o ar circula, eliminando a umidade das paredes pelo lado externo. Ircoporação de uma clarabóia de painéis térmicos Velux no telhado inclinado, trazendo iluminação ao interior, aumentando a temepratura no inverno e aumenta ventilação nos días de calor, já que o calor sobe e saia través da clarabóia. Janélas térmicas em PVC. Painéis SIP com isolamento de 11cm. Persianas de controle solar (40% de transparencia) pelo aldo externo das janelas, gerenciadas pelos alunos.
4- Econômico
O uso de painéis térmicos e isolamentos apropriados, economizará calefação no inverno, como também uma ventilação mais eficiente através da clarabóia. Os métodos construtivos asseguram maior durabilidade dos materiais no tempo (camada ventilada).
5- Impacto contextual e estético
O colégio em sí mesmo é um somatório de módulos de diferentes tipos e estilos, construidos aleatoriamente através do tempo. O projeto aparece como um novo módulo, mas esta vez baseado em criterios de sustentabilidade. Usamos cores estimulantes no exterior do colégio, considerando que é um espaço para crianças. No interior se alcança um espaço luminoso (o branco atrai mais luz ainda), com mais ar graças ao pé direito alto da sala de aula.